terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

O Tempo da Quaresma

Quaresma A palavra Quaresma vem do Latim quadragésima e é utilizada para designar o período de quarenta dias que antecedem a festa da Páscoa, a Ressurreição de Jesus Cristo. Esta prática data desde o século IV.
Abertura - dia 13 de fevereiro próximo, quarta feira de cinzas, a Igreja Católica inicia o tempo da Quaresma em preparação à Páscoa do Senhor, centro da fé cristã e ponto alto do ano litúrgico. São quarenta dias mais intensos de oração, de jejuns, de penitência, de caridade. Este é um tempo especial, interno e externo, de crescimento na fé cristã e na vida fraterna; tempo de maior silêncio interior, de escuta e vivência da Palavra de Deus, de conversão, de mudança de atitude: “voltai para mim com todo o vosso coração”(Jl 2,12). Neste contexto é realizado o rito das cinzas. É tempo de caminhar em maior sintonia com Jesus, nosso salvador, exemplo máximo de amor a Deus e ao próximo.
       A quaresma, em sua dinâmica litúrgica, nos conduz a viver melhor nossa vocação batismal: de sermos fiéis discípulos missionários de Jesus cada dia. A Quaresma aponta para o horizonte da Páscoa, não só como anseio dos cristãos, mas de toda a humanidade, por reconciliação, justiça, amor e paz.
O número 40 - O número quarenta é bastante significativo dentro da Sagrada Escritura´. É simbólico e quer expressar uma caminhada de vida que se renova em Deus. O dilúvio teve a duração de quarenta dias e quarenta noites e foi a preparação para uma nova humanidade, purificada pelas águas. Durante quarenta anos o povo hebreu caminhou pelo deserto rumo à terra prometida, tendo atravessado o Mar Vermelho. Antes de receber o perdão de Deus, os habitantes da cidade de Nínive fizeram penitência por quarenta dias. O profeta Elias caminhou quarenta dias e quarenta noites para chegar à montanha de Deus. Preparando-se para cumprir sua missão entre os homens, Jesus jejuou durante quarenta dias e quarenta noites.
Três práticas da vida cristã que acompanham o tempo da Quaresma: (conforme Mateus 6, 1-8.16-18)
O jejum: é o domínio de si mesmo e o exercício da liberdade responsável. Não se reduz à mera privação de alimentos, mas tem um sentido mais amplo e profundo, que é o de domínio e discernimento interior e exterior sobre as coisas que a vida cotidiana oferece. Deve expressar a íntima relação que existe entre o sinal externo penitencial e a conversão interior. É para se criar uma total disponibilidade interior ao Deus vivo, que não nos pede tanto a oferta das coisas, mas a oferta das nossas pessoas em Cristo.

A oração: a quaresma é tempo de uma mais assídua e intensa oração, isto é, a participação na oração de Cristo. Pela oração mais intensa, voltamos nosso coração para Deus, pedindo o perdão e a correção de nossas faltas e agradecendo a ação de sua misericórdia. A oração neste tempo feita também em comunidade, significa que a Igreja é essencialmente comunidade orante e, por isso mesmo, penitente.
A caridade (esmola): a quaresma é tempo de um mais forte empenho de caridade para com os irmãos. A esmola significa o exercício da caridade fraterna e deve ser capaz de assumir as formas de solidariedade que venham ao encontro das carências do próximo para que ele tenha mais vida com dignidade. Não há verdadeira conversão a Deus sem conversão ao amor fraterno (1Jo 4,20-21).  Tais práticas ajudam a preparar, durante 40 dias, a celebração da Páscoa, a vitória de Cristo sobre o pecado e a morte.
A cor - A cor litúrgica deste tempo é o roxo, que significa luto e penitência. É um tempo de reflexão, de penitência, de conversão espiritual; tempo e preparação para o mistério pascal.  Cristo nos convida a mudar de vida. A Igreja nos convida a viver a Quaresma como um caminho a Jesus Cristo, escutando a Palavra de Deus, orando, compartilhando com o próximo e praticando boas obras. Nos convida a viver uma série de atitudes cristãs que nos ajudam a parecer mais com Jesus Cristo, já que por ação do pecado, nos afastamos mais de Deus.
Por isso, a Quaresma é o tempo do perdão e da reconciliação fraterna. Cada dia, durante a vida, devemos retirar de nossos corações o ódio, o rancor, a inveja, os zelos que se opõem a nosso amor a Deus e aos irmãos.
As Cinzas - O uso litúrgico das cinzas tem sua origem no Antigo Testamento. As cinzas simbolizam dor, morte e penitência. "Recorda-te que és pó e em pó te converterás".
Devemos nos preparar para o começo da Quaresma compreendendo o significado profundo das cinzas que recebemos. É um tempo para examinar nossas ações atuais e passadas e lamentarmo-nos profundamente por nossos pecados. Só assim poderemos voltar nossos corações genuinamente para Nosso Senhor, que sofreu, morreu e ressuscitou pela nossa salvação. Além do mais esse tempo nos serve para renovar nossas promessas batismais, quando morremos para a vida passada e começamos uma nova vida em Cristo.
Finalmente, conscientes que as coisas desse mundo são passageiras, procuremos viver de agora em diante com a firme esperança no futuro e a plenitude do Céu.
Liturgia - Na nossa liturgia atual da Quarta-feira de Cinzas, utilizamos cinzas feitas com os ramos de palmas distribuídos no ano anterior no Domingo de Ramos.
O Rito das Cinzas - O sacerdote abençoa as cinzas e as impõe na fronte de cada fiel traçando com essas o Sinal da Cruz. Logo em seguida diz : "Recorda-te que és pó e em pó te converterás" ou então
"Convertei-vos e crede no Evangelho!
Aceitando que nos imponham as cinzas, expressamos duas realidades fundamentais:
1.  Somos criaturas mortais; tomar consciência de nossa fragilidade, de inevitável fim de nossa existência terrestre, nos ajuda a avaliar melhor os rumos que compete dar à nossa vida: "você é pó, e ao pó voltará" (Gn 3, 19).
2.  Somos chamados a nos converter ao Evangelho de Jesus e sua proposta do Reino, mudando nossa maneira de ver, pensar, agir. Devemos ser melhores como pessoa e como sociedade. 
A água Batismal - água benta - também é importante neste tempo como sinal de purificação em Cristo, fonte de água viva que nos lava, renova, reanima.... Ela lembra nosso compromisso batismal com Deus e com os irmãos para uma vida fraterna, misericordiosa, cristã....

"Fonte: http://santuariodeguadalupe-pelotas.blogspot.com.br/2013/02/quaresma-e-cf2013-tempo-especial-e.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário