Quaresma –
A palavra Quaresma vem do Latim quadragésima e é utilizada para
designar o período de quarenta dias que antecedem a festa da Páscoa, a
Ressurreição de Jesus Cristo. Esta prática data desde o século IV.
Abertura -
dia 13 de fevereiro próximo, quarta feira de cinzas, a Igreja Católica
inicia o tempo da Quaresma em preparação à Páscoa do Senhor, centro da
fé cristã e ponto alto do ano litúrgico. São quarenta dias mais intensos
de oração, de jejuns, de penitência, de caridade. Este é um tempo
especial, interno e externo, de crescimento na fé cristã e na vida
fraterna; tempo de maior silêncio interior, de escuta e vivência da
Palavra de Deus, de conversão, de mudança de atitude: “voltai para mim
com todo o vosso coração”(Jl 2,12). Neste contexto é realizado o rito
das cinzas. É tempo de caminhar em maior sintonia com Jesus, nosso
salvador, exemplo máximo de amor a Deus e ao próximo.
A quaresma, em sua dinâmica litúrgica, nos conduz a viver melhor nossa
vocação batismal: de sermos fiéis discípulos missionários de Jesus cada
dia. A Quaresma aponta para o horizonte da Páscoa, não só como anseio
dos cristãos, mas de toda a humanidade, por reconciliação, justiça, amor
e paz.
O número 40 - O
número quarenta é bastante significativo dentro da Sagrada Escritura´. É
simbólico e quer expressar uma caminhada de vida que se renova em Deus.
O dilúvio teve a duração de quarenta dias e quarenta noites e foi a
preparação para uma nova humanidade, purificada pelas águas. Durante
quarenta anos o povo hebreu caminhou pelo deserto rumo à terra
prometida, tendo atravessado o Mar Vermelho. Antes de receber o perdão
de Deus, os habitantes da cidade de Nínive fizeram penitência por
quarenta dias. O profeta Elias caminhou quarenta dias e quarenta noites
para chegar à montanha de Deus. Preparando-se para cumprir sua missão
entre os homens, Jesus jejuou durante quarenta dias e quarenta noites.
Três práticas da vida cristã que acompanham o tempo da Quaresma: (conforme Mateus 6, 1-8.16-18)
O jejum:
é o domínio de si mesmo e o exercício da liberdade responsável. Não se
reduz à mera privação de alimentos, mas tem um sentido mais amplo e
profundo, que é o de domínio e discernimento interior e exterior sobre
as coisas que a vida cotidiana oferece. Deve expressar a íntima relação
que existe entre o sinal externo penitencial e a conversão interior. É
para se criar uma total disponibilidade interior ao Deus vivo, que não
nos pede tanto a oferta das coisas, mas a oferta das nossas pessoas em
Cristo.
A oração: a quaresma é tempo de uma mais assídua e intensa oração, isto é, a participação na oração de Cristo. Pela oração mais intensa, voltamos nosso coração para Deus, pedindo o perdão e a correção de nossas faltas e agradecendo a ação de sua misericórdia. A oração neste tempo feita também em comunidade, significa que a Igreja é essencialmente comunidade orante e, por isso mesmo, penitente.
A caridade (esmola):
a quaresma é tempo de um mais forte empenho de caridade para com os
irmãos. A esmola significa o exercício da caridade fraterna e deve ser
capaz de assumir as formas de solidariedade que venham ao encontro das
carências do próximo para que ele tenha mais vida com dignidade. Não há
verdadeira conversão a Deus sem conversão ao amor fraterno (1Jo
4,20-21). Tais práticas ajudam a preparar, durante 40 dias, a celebração da Páscoa, a vitória de Cristo sobre o pecado e a morte.
A cor - A
cor litúrgica deste tempo é o roxo, que significa luto e penitência. É
um tempo de reflexão, de penitência, de conversão espiritual; tempo e
preparação para o mistério pascal. Cristo
nos convida a mudar de vida. A Igreja nos convida a viver a Quaresma
como um caminho a Jesus Cristo, escutando a Palavra de Deus, orando,
compartilhando com o próximo e praticando boas obras. Nos convida a
viver uma série de atitudes cristãs que nos ajudam a parecer mais com
Jesus Cristo, já que por ação do pecado, nos afastamos mais de Deus.
Por
isso, a Quaresma é o tempo do perdão e da reconciliação fraterna. Cada
dia, durante a vida, devemos retirar de nossos corações o ódio, o
rancor, a inveja, os zelos que se opõem a nosso amor a Deus e aos
irmãos.
As Cinzas - O
uso litúrgico das cinzas tem sua origem no Antigo Testamento. As cinzas
simbolizam dor, morte e penitência. "Recorda-te que és pó e em pó te
converterás".
Devemos
nos preparar para o começo da Quaresma compreendendo o significado
profundo das cinzas que recebemos. É um tempo para examinar nossas ações
atuais e passadas e lamentarmo-nos profundamente por nossos pecados. Só
assim poderemos voltar nossos corações genuinamente para Nosso Senhor,
que sofreu, morreu e ressuscitou pela nossa salvação. Além do mais esse
tempo nos serve para renovar nossas promessas batismais, quando morremos
para a vida passada e começamos uma nova vida em Cristo.
Finalmente,
conscientes que as coisas desse mundo são passageiras, procuremos viver
de agora em diante com a firme esperança no futuro e a plenitude do
Céu.
Liturgia -
Na nossa liturgia atual da Quarta-feira de Cinzas, utilizamos cinzas
feitas com os ramos de palmas distribuídos no ano anterior no Domingo de
Ramos.
O Rito das Cinzas -
O sacerdote abençoa as cinzas e as impõe na fronte de cada fiel
traçando com essas o Sinal da Cruz. Logo em seguida diz : "Recorda-te
que és pó e em pó te converterás" ou então
"Convertei-vos e crede no Evangelho!Aceitando que nos imponham as cinzas, expressamos duas realidades fundamentais:
1. Somos
criaturas mortais; tomar consciência de nossa fragilidade, de
inevitável fim de nossa existência terrestre, nos ajuda a avaliar melhor
os rumos que compete dar à nossa vida: "você é pó, e ao pó voltará" (Gn
3, 19).
2. Somos
chamados a nos converter ao Evangelho de Jesus e sua proposta do Reino,
mudando nossa maneira de ver, pensar, agir. Devemos ser melhores como
pessoa e como sociedade.
A água Batismal - água benta - também
é importante neste tempo como sinal de purificação em Cristo, fonte de
água viva que nos lava, renova, reanima.... Ela lembra nosso compromisso
batismal com Deus e com os irmãos para uma vida fraterna,
misericordiosa, cristã....
"Fonte: http://santuariodeguadalupe-pelotas.blogspot.com.br/2013/02/quaresma-e-cf2013-tempo-especial-e.html

Nenhum comentário:
Postar um comentário