terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Quaresma e a Campanha da Fraternidade

A cada ano, na quarta feira de cinzas, a Igreja lança a Campanha da Fraternidade(CF) como um valioso instrumento de evangelização e como um caminho concreto de conscientização e ajuda no crescimento da atitude fraterna entre as pessoas, rumo à Páscoa. Por isso a campanha acontece na quaresma, como tempo favorável e a Páscoa seja uma realidade no coração de cada pessoa. 
No Brasil, a Campanha da Fraternidade, a cada ano, nos dá elementos para uma reflexão e vivência mais encarnada da Quaresma.  Como elemento motivador, ela traz sempre um tema relevante da convivência humana, que interpela a consciência das pessoas e exige da Igreja, e também da sociedade, uma conversão profunda e repostas concretas diante da realidade marcada por tantos males. A CF tem sido, ao longo de muitos anos, um processo educativo que ajuda a perceber as exigências da Palavra de Deus diante dos problemas concretos da sociedade que precisa cada dia ser melhor, como expressão de "Casa de Deus".
O tema deste ano de 2013 é:
 
Fraternidade e Juventude, e o lema: “Eis-me aqui, envia-me!(Is 6,8).
O objetivo da Campanha da Fraternidade 2013:
Objetivo geral
Acolher os jovens no contexto de mudança de época, propiciando caminhos para seu protagonismo no seguimento de Jesus Cristo, na vivência eclesial e na construção de uma sociedade fraterna fundamentada na cultura da vida, da justiça e da paz.
Objetivos específicos
1. Propiciar aos jovens um encontro pessoal com Jesus Cristo a fim de contribuir para sua vocação de discípulo missionário e para a elaboração de seu projeto pessoal de vida;
2. possibilitar aos jovens uma participação ativa na comunidade eclesial, que lhes seja apoio e sustento em sua caminhada , para que eles possam contribuir com seus dons e talentos;
3. sensibilizar os jovens para serem agentes transformadores da sociedade, protagonistas da civilização do amor e do bem comum.
Fonte: Texto-Base da CF 2013.
Celebração Especial de abertura – Dia 13 de fevereiro, quarta feira de cinzas, haverá celebração em nossa Matriz São Brás, às 19:00h . 
Todas às sextas feiras as paróquias/comunidades promovem também a celebração da Via Sacra, bem como os encontros de oração quaresmais nos grupos bíblicos com as famílias.
Fonte: http://santuariodeguadalupe-pelotas.blogspot.com.br/2013/02/quaresma-e-cf2013-tempo-especial-e.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário