domingo, 15 de setembro de 2013

BÍBLIA: Palavra de Deus, Palavra da nossa Salvação!

Toda a Bíblia é comunicação do Deus Amor!

"A Vossa palavra Senhor, e sinal de interesse por nós!"
(Sl 118, 105)

Caríssimo fiel blogueiro,
Estamos no mês de setembro, que é um dos meses temáticos dedicado à Bíblia Sagrada. Ou seja, além dos temas que a própria liturgia traz em cada domingo e celebração, existe um assunto relevante que nos provoca a refletir sobre a nossa caminhada de fé.
Neste "Mês da Bíblia", a Igreja nos convida a aprofundar o amor pelos Sagrados Livros e a valorizar a Palavra de Deus em nosso cotidiano. O mês da Bíblia surgiu, principalmente, devido à comemoração do dia de São Jerônimo, celebrado no dia 30 de setembro. Além de sua vida austera, coerente e santa é tido como um dos melhores Padres da Igreja e é colocado como "patrono dos biblistas".
A partir daí temos dado uma maior importância e atenção às Sagradas Escrituras através de estudos, cursos, reflexão e oração. Assim, mês de setembro se tornou o mês-referência de um despertar mais atento para o estudo, a vivência e o testemunho da Palavra de Deus.
E como cristãos comprometidos que devemos ser, temos que fazer o nosso exame de consciência e os propósitos com relação não só à leitura, mas, principalmente, em colocarmos em prática a Palavra do Senhor, guiados pelo Espírito de Deus.
"A Palavra é como um incêndio devorador e como um martelo que faz uma rocha em pedaços" (cf. Jr 23, 29). Preocupações de ontem e de hoje continuam dando lugar central à Palavra de Deus na vida e na missão de todos nós! Aproveitemos este mês para aprofundar nossa fé pelo conhecimento da Palavra e pela oração que brota de um coração orante, conhecedor das coisas de Deus.

Mas para que ela seja lida, guardada e vivida,
vejamos o que a Bíblia fala sobre ela mesma:

1. toda escritura é inspirada por Deus, útil para o ensino, repreensão e correção para educar as pessoas no caminho da justiça (de Deus) e por meio dela buscarem a salvação (II Timóteo 3:16);
2. toda escritura é movida pelo Espírito Santo, nada escrito na Bíblia é de vontade humana, pelo contrário, é da vontade de Deus (II Pedro 1,20-21);
3. a Palavra é verdade (II Pedro 1,20-21) ;
4. toda a Palavra de Deus se cumpre - aí é mostrada a sua eficácia (Mateus 5,18);
5. a Palavra é viva e eficaz, penetrante no nosso ser como espada e atinge até o nosso espírito - que é a nossa porção mais íntima (Hebreus 4,12);
6. expressa a vontade de Deus (Gálatas 1,11-12);
7. a Palavra de Deus é loucura para o homem carnal, por isso muitos não a aceitam e nem buscam entendê-la, pois não a lêem no espírito, ou seja, voltadas para Deus (I Coríntios 1,18);
8. a Palavra procede do Espírito (Santo) e não de linguagem doutrinária persuasiva ou sábia de homens. Para nossa fé se apoiar em Deus e não na sabedoria dos homens (I Coríntios 2,4, 5);
9. a Palavra é luz e nos põe na luz de Deus (Salmo 119,105);
10. a Palavra de Deus é reta. ou seja, tem um propósito fiel (Salmo 33,4);
11. a Palavra é eterna. - por isso, ela é sempre atual (Mateus 24,35).

Entretanto, muitas pessoas têm dificuldade em ler, meditar e rezar com a  Palavra. Aproveitando o mês da Bíblia, proponho um dos métodos mais antigos de leitura e meditação da Palavra de Deus: a leitura orante, ou a "lectio divina".
O Documento de Aparecida, ao recomendar uma pastoral urbana renovada que atinja às necessidades do homem e mulher contemporâneos, aponta a Palavra de Deus como conteúdo que não pode nunca faltar para se levar a esperança e se motivar o desejo de criar uma sociedade fraterna e justa com homens e mulheres novos. A leitura e a meditação da Palavra de Deus são fundamentais para o fiel motivado a viver sua missão nesse mundo. Para descobrir a própria vocação e ouvir o chamado de Deus contamos com a ação do Espírito do Ressuscitado que caminha conosco na história.
A Palavra forma e dá vida ao Cristo em nós. Assim, aos poucos mas eficazmente, o próprio Cristo vai nos revelar o plano e o projeto de Deus em nossa vida e o seu desejo de criar na humanidade condições de participação plena no amor e na comunhão da Trindade Santa. Sugiro que você procure exercitar-se em ouvir a Palavra usando o método a seguir.

Passos da Leitura Orante da Bíblia
Disposição pessoal: 
Lembre-se que é muito importante criar um ambiente adequado que favoreça o recolhimento e a escuta da Palavra de Deus.

 1. Invocação ao Espírito Santo
Peça o auxílio do Espírito Santo para acolher a Palavra. Você não vai estudar a Palavra, vai escutar o que Deus tem a lhe dizer. Repita várias vezes: - Envia, Senhor, o teu Espírito.
 2. Leitura - O que a Palavra diz em si
- Objetivo: conhecer bem o texto
- Ler devagar e sem pressa
- Sublinhar o que achar importante
- Ler os comentários presentes na Bíblia
- Transcrever algumas frases ou palavras, se achar útil
- Algumas perguntas podem ajudar: Quais são as personagens? Onde decorre a ação? Quando acontece? O que fazem as personagens?
 3. Meditação  - O que a Palavra diz hoje a mim.
Reler o texto na primeira pessoa, colocando-se na pele da personagem.
Encontrar a afirmação central, a mensagem principal.
Depois, Repetir e Memorizar a mensagem.
Confrontar a sua vida atual com a Palavra escutada:
a.Sua vida com Deus
b.Sua vida com os outros
c.Sua vida com a natureza
d.Sua vida consigo mesmo
 4. Oração  - O que a Palavra me faz dizer.
Responder  à Palavra escutada através da oração.
Fazer isto em 3 etapas:
1. Pedindo perdão pela Palavra não vivida
2. Agradecendo e louvando pelas maravilhas que Deus operou e opera em sua vida
3. Fazendo seus pedidos a Deus, de modo especial, pedindo o dom do Espírito Santo.
5. Contemplação  - A Palavra me leva à intimidade, ao Coração de Deus.
Sinta a presença de Deus. Não é tempo de palavras, mas apenas de silêncio. Permita que Deus fale no silêncio, lugar privilegiado de Sua presença.
6. Missão e Ação - A Palavra me leva aos outros, ao compromisso com a vontade de Deus
A Palavra não nos pode deixar indiferentes. Depois de escutar o que Deus tem a dizer, é tempo de descer da montanha e ir ao encontro dos irmãos e irmãs e de se colocar em ação/missão.
Agora... é com você!!! Exercite, dedique um tempo diário para a oração com a Bíblia. E, certamente, você terá mais sabedoria e discernimento para suas decisões! 
"Faça-se em mim segundo a tua Palavra, seja Ela sempre lâmpada para meus pés, impacto à minha voz".

E acolha meu abraço amigo e a bênção!

Frei Antoniel de A. Peçanha,MsS

Nenhum comentário:

Postar um comentário