Histórico

Em 29 de junho de 2010 era inaugurada a Quase-Paróquia São Brás, situada em Itaporanga, Porto Seguro (BA). Constituída por três Comunidades mais a matriz, a Matriz apresenta o mesmo título (São Brás) e as demais são Comunidades São Sebastião, São Benedito e Santa Luzia. O primeiro administrador a assumir a Quase-Paróquia foi Frei Eduardo Santos de Souza,MsS membro do Instituto Missionário Servos do Senhor, com sede na Diocese de Eunápolis (BA). Em geral, as paróquias são circunscrições eclesiásticas territoriais que compreendem todos os fiéis de um determinado território.

A Celebração solene de criação e apresentação na Quase-Paróquia São Brás foi presidida pelo Exmo. Sr. Bispo Diocesano Dom José Edson Santana Oliveira, de Eunápolis. Sacerdotes e outras lideranças leigas, que caminhavam com a Paróquia São João Batista, em Trancoso acompanharam a cerimônia. A definição de paróquia é dada pelo Código de Direito Canônico que declara: “Paróquia é uma determinada comunidade de fiéis, constituída estavelmente na Igreja particular, e seu cuidado pastoral é confiado ao pároco como a seu pastor próprio, sob a autoridade do Bispo diocesano.” (Cân. 515 § 1º). Determina ainda o direito canônico que “toda diocese ou outra Igreja particular seja dividida em partes distintas ou paróquias.” (Cân. 374 § 1º).

Em fevereiro de 2011, assume como administrador, Frei José Nemézio Alves Teixeira Ferreira,MsS, que permanece até 03 de fevereiro de 2013, quando assume como administrador Frei Antoniel de Almeida Peçanha,MsS.
Em 2012 o noviciado servitano passa a ter sua sede em Trancoso e desde então os mesmos passam a ter sua atividade pastoral em nossa Quase-Paróquia. Assim, neste ano, vieram no primeiro semestre Frei Lyon e Frei José Francisco, já no segundo semestre, Frei José Francisco vai para Trancoso e vem Frei Geraldo. Em 2013, acompanhando seu mestre, vêm os noviços frei Erivelton, frei Luiz Oliveira, frei Marconi e frei Gutemberg. Em 2014, frei Luiz Henrique, frei Rui, frei Charles (sai em setembro) e frei Fernando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário