domingo, 16 de dezembro de 2012

ASSEMBLEIA PAROQUIAL



Paróquia, comunidade de comunidades, chamada a ser casa e escola de comunhão.

1) Nossa Assembleia - "Para que todos sejam um" (Jo 17,21)
A Assembleia Paroquial é um momento forte e de muita importância para a caminhada Paroquial. Sua missão é celebrar os frutos da Ação Evangelizadora na Paróquia, bem como avaliar a caminhada feita e lançar luzes para o futuro. Planejar as principais atividades da Paróquia a partir de uma avaliação séria da caminhada.
Uma Assembleia Paroquial é o lugar mais indicado para ouvirmos os gritos de nossas lideranças, traduzi-los em necessidades para serem concretizados em ações concretas. Estas têm como meta a formação e dinamização de nossa Igreja enquanto rede de comunidades missionárias.
2) Proposta de trabalho - Passo a passo - Programação da Assembleia Paroquial
A- Invocando as luzes do Espírito
a) Recepção dos participantes.
b) Num ambiente preparado para oração: Leitura Orante da Palavra de Deus (Mt 5,1-16).
c) Acolhida feita pelo Administrador a todos os participantes – Frei Antoniel,MsS
d) Exposição sobre o Ano da Fé – Frei Geraldo
e) Intervalo
f) Leitura dos textos em grupos (5) – respondendo à questão: Como entenderam o título, o que expressam da urgência? – Frei Antoniel,MsS
g) Exposição sobre as Urgências da Evangelização (grupos)
h) Nos mesmos grupos, responder ao questionário
Discípulos-missionários em reflexão
Para vivermos bem este momento, somos convocados a refletir sobre estas questões:
1) Quais são as alegrias vividas na comunidade em 2012?
2) Quais são as maiores dificuldades sentidas pela comunidade?
3) A comunidade sente mais necessidade de formação, em que aspecto?
4) No que se refere às celebrações da Eucaristia e da Palavra, como tem sido a participação?
5) A comunidade se reúne além dos momentos da celebração eucarística?
6) Existem grupos de reflexão na comunidade? Quantos?
7) Quais os grupos e movimentos presentes na paróquia?
8) Como a comunidade vê, hoje, o conjunto da Paróquia? Qual nosso conjunto?
9) Quais são as sugestões para melhorar a caminhada da Paróquia em seu conjunto?
10) A comunidade já teve conhecimento das indicações de nossa 15ª A. Past. Diocesana?
As respostas às questões deverão compor a execução dum cartaz intitulado
REALIDADES VIVIDAS E ILUMINADAS PARA DARMOS PASSOS EM 2013
i) Em seguida, entoa-se um canto de louvor. – Frei Geraldo
j) Concluindo esse momento, realiza-se o abraço da paz.
B – Partilhando
a) Momento de partilha do questionário compondo, portanto do diagnóstico pastoral.
b) Estabelecer algumas metas para 2013 a partir da demanda do diagnóstico pastoral
C – Concluindo
a) Planejamento das principais atividades paroquiais levando em conta o Cal. Dioc. – Frei Geraldo
Não se esqueça: Hoje em dia, as paróquias precisam de ser pólos missionários enquanto centros de vivência comunitária e de irradiação do Evangelho!
 
 

 
 



 





Nenhum comentário:

Postar um comentário