Paróquia,
comunidade de comunidades, chamada a ser casa e escola de comunhão.
1) Nossa
Assembleia - "Para que todos sejam um" (Jo 17,21)
A Assembleia Paroquial é um momento forte e de muita importância
para a caminhada Paroquial. Sua missão é celebrar os frutos da Ação
Evangelizadora na Paróquia, bem como avaliar a caminhada feita e lançar luzes
para o futuro. Planejar as principais atividades da Paróquia a partir de uma
avaliação séria da caminhada.
Uma Assembleia Paroquial é o lugar mais indicado para ouvirmos
os gritos de nossas lideranças, traduzi-los em necessidades para serem
concretizados em ações concretas. Estas têm como meta a formação e dinamização
de nossa Igreja enquanto rede de comunidades missionárias.
2) Proposta de
trabalho - Passo a passo - Programação da Assembleia Paroquial
A- Invocando
as luzes do Espírito
a) Recepção dos
participantes.
b) Num ambiente
preparado para oração: Leitura Orante da Palavra de Deus (Mt 5,1-16).
c) Acolhida feita
pelo Administrador a todos os participantes – Frei Antoniel,MsS
d) Exposição sobre
o Ano da Fé – Frei Geraldo
e) Intervalo
f) Leitura dos
textos em grupos (5) – respondendo à questão: Como entenderam o título, o que
expressam da urgência? – Frei
Antoniel,MsS
g) Exposição
sobre as Urgências da Evangelização (grupos)
h) Nos mesmos
grupos, responder ao questionário
Discípulos-missionários em reflexão
Para
vivermos bem este momento, somos convocados a refletir sobre estas questões:
1) Quais são
as alegrias vividas na comunidade em 2012?
2) Quais são
as maiores dificuldades sentidas pela comunidade?
3) A
comunidade sente mais necessidade de formação, em que aspecto?
4) No que se
refere às celebrações da Eucaristia e da Palavra, como tem sido a participação?
5) A
comunidade se reúne além dos momentos da celebração eucarística?
6) Existem
grupos de reflexão na comunidade? Quantos?
7) Quais os
grupos e movimentos presentes na paróquia?
8) Como a
comunidade vê, hoje, o conjunto da Paróquia? Qual nosso conjunto?
9) Quais são
as sugestões para melhorar a caminhada da Paróquia em seu conjunto?
10) A
comunidade já teve conhecimento das indicações de nossa 15ª A. Past. Diocesana?
As respostas às questões deverão compor
a execução dum cartaz intitulado
REALIDADES
VIVIDAS E ILUMINADAS PARA DARMOS PASSOS EM 2013
i) Em seguida,
entoa-se um canto de louvor. – Frei
Geraldo
j) Concluindo
esse momento, realiza-se o abraço da paz.
B –
Partilhando
a) Momento de
partilha do questionário compondo, portanto do diagnóstico pastoral.
b) Estabelecer
algumas metas para 2013 a partir da demanda do diagnóstico pastoral
C – Concluindo
a) Planejamento
das principais atividades paroquiais levando em conta o Cal. Dioc. – Frei Geraldo
Não se
esqueça: Hoje em
dia, as paróquias precisam de ser pólos missionários enquanto centros de
vivência comunitária e de irradiação do Evangelho!
Nenhum comentário:
Postar um comentário