ATITUDES DO CATEQUISTA:
O amor é o único caminho para atingir alguém em profundidade. A catequese deve dar oportunidade ao catequizando e meios para: construir-se a si mesmo, descobrir o sentido de sua vida, construir o mundo novo com Jesus Cristo. O catequista deve dialogar com os educandos e observar as suas reações, proporcionar descobertas ao invés de impô-las. Os encontros de catequese precisa oferecer meios para que ele possa engajar-se numa vida de comunhão com Deus e com os irmãos. Se o pré-adolescente não aceita imposição, autoritarismo, procuremos torná-lo sujeito ao crescimento da fé, descobrindo ele mesmo, "de dentro", os apelos de Alguém que o quer grande, o que quer pessoa, gente que o liberta. O catequista deverá conduzir o pré-adolescente a descobrir a verdade, o que é certo. Usar exemplos de heróis verdadeiros, que lutaram por uma causa, pela humanidade, é uma boa ideia contar as histórias dos santos e deixar bem claro que não adoramos os santos mas sim devemos tê-los como exemplo de cristãos. Apresentar o Cristo como verdadeiro herói. O catequista deverá ser, aos olhos do catequizando, o Evangelho encarnado, seu modelo mais concreto. Abrir-lhe os olhos para o problema do mundo atual, tornando-se consciente de seu importante papel na construção do mundo novo. Incentivá-lo à leitura e interpretação bíblica, descobrindo aí uma dimensão de fé. O catequista deverá incentivar e orientar o pré-adolescente no aspecto comunitário da fé, fazendo-o sobretudo vivenciar este "ser Igreja" como nas turmas de amigos cristãos,onde se sintam aceitos, estimados, "alguém". A turma de pré-adolescentes deverá ser pequena. Dar trabalho em equipe. Nesta fase ele sente-se atraído pelo sexo oposto, porém se sente mais livre quando o grupo é do mesmo sexo. Só depois dos 15 anos que se sente mais liberdade ao sexo oposto. A educação cristã da fé deve atingir o homem todo, uma catequese verdadeiramente evangelizadora se preocupará também de dar uma resposta (não tanto moralista) ao problema das primeiras atrações sentimentais do pré-adolescente e, o catequista deverá ser aquele que compreende, que o trata como pessoa humana, que o ama e o aceita como ele é.








Nenhum comentário:
Postar um comentário