A celebração eucarística deve ser feita em lugar sagrado (Igreja), a não ser
que, em algum caso particular, a necessidade exija outra coisa. O que se pode fazer em casas particulares é a celebração da Palavra, que mesmo o leigo pode presidir. A celebração de uma Missa em casas particulares é algo muito esporádico, dependendo da autorização do Bispo e como se disse antes, caso a necessidade exija. Promessas, devoções, se se querem Missa e o padre tenha disponibilidade, que seja na Igreja, sede da comunidade de fé!
Nunca é lícito a um sacerdote celebrar a
Eucaristia em um templo ou lugar sagrado de qualquer religião não
cristã.
Sempre e em qualquer lugar é lícito aos sacerdotes celebrar o santo sacrifício em latim.
É um abuso suspender de forma arbitrária a
celebração da Santa Missa em favor do povo, sob o pretexto de promover
o “jejum da Eucaristia”.
Reprova-se o uso de copos comuns ou de escasso
valor, no que se refere à qualidade, ou carentes de todo valor
artístico, ou simples recipientes, ou outros copos de cristal, cerâmica,
e outros materiais, que podem quebrar facilmente.
A vestimenta própria do sacerdote celebrante é
a casula revestida sobre o alva e a estola. O sacerdote que se
reveste com a casula deve colocar a estola.
Reprova-se o não uso das vestimentas sagradas,
ou vestir apenas a estola sobre o cíngulo monástico, ou o hábito
comum dos religiosos, ou a vestimenta comum.
Nenhum comentário:
Postar um comentário