O dízimo é a décima parte de um
todo, ou seja, de cada 100 coisas, eu
separo dez. De cada 100 sacos de feijão, ou de cada 100 cabeças de gado, ou de
cada 100 Reais, eu separo dez para o Senhor. A décima parte. E o chamado dízimo.
A Bíblia
pede estes dez por cento. Deus exige com firmeza esta doação para a comunidade.
A Igreja Católica, no Brasil, vendo as necessidades do povo, pede que cada um
dê de acordo com seu coração, de acordo com sua consciência, mas ela não afirma
que não possa ser os reais 10% (dez por cento). Quem vai sentir falta, que dê o
quanto, honestamente, seu coração lhe inspirar. Por princípio, devem-se dar os
10 por cento. Dízimo não é pagamento. Não é imposto. Não é taxa. É gesto livre
de gratidão. Não é esmola. Nem oferta. Dízimo é ato de fé em Deus e de
confiança na Comunidade. É partilha. É doação. É compromisso de cada cristão.
A
organização sistemática do Dízimo é verdadeiramente o meio positivo que
soluciona o problema financeiro paroquial em suas dimensões: religiosa, social
e missionária. Supre todas as necessidades e despesas normais, O que acontece
de melhor, porém, é que as pessoas se sentem colaboradoras e parte integrante
na obra da evangelização.
A
Bíblia é o melhor manual de educação. O melhor livro de formação das pessoas.
Deus tem muitos jeitos de nos educar. Muitas maneiras de educar e formar o seu
povo, O dízimo é um modo bonito de nos fazer compreensivos com os outros. E uma
maneira de nos ajudar a ser delicados com Deus e agradecidos a ele. Dízimo é um
ato comunitário.

Nenhum comentário:
Postar um comentário